quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Rótulos: sabes identificar estas substâncias?

Quando nos preocupamos com o bem estar animal observamos os rótulos de todos os produtos antes de comprar. Através desta acção vamos percebendo que, para além de enganarem as pessoas dizendo que os seus produtos são saudáveis, também dizem, por vezes, que os ingredientes são extraídos de "fontes naturais".  Os animais não são fontes da natureza logo, este termo não devia ser utilizado. Claro que o único objetivo das empresas é atrair clientes e mantê-los.
Apresento-vos ingredientes de origem animal que utilizam em diversos produtos de higiene, cosmética e alimentação.

Corante E120/Carmim/Cochonilha - Estes são os nomes pelo qual é conhecido este ingrediente. Este corante, que insistem em designar como "corante natural", é extraído de insectos. Para produzir 400 gramas precisam de morrer cerca de 70.000 animais. Esta substância de cor vermelha só existe nas fémeas e atinge a sua concentração máxima quando elas estão grávidas. Encontram-na facilmente em cosméticos de cor vermelha ou rosa (batons, por exemplo), roupa, champô, alimentos com sabores de frutos vermelhos (biscoitos, gelados, sobremesas, entre outros).

Queratina - A queratina também é de origem animal. É extraída de penas de aves, chifres, cascos e pêlos de diversos animais. Para alem disso, é comum o uso de proteínas do leite. E esta substância encontra-se em champôs, condicionadores, cremes, etc.

Gelatina/Gel - Esta poucos querem reconhecer mas de facto a gelatina é obtida através de tendões e ossos fervidos (just weird uh?). A gelatina encontram em sobremesas, gomas e alguns cosméticos.

Colagénio - Proteina que só se encontra nas células animais. É usada em produtos hidratantes.

3 comentários:

  1. Eu tenho uma amiga vegetariana e ela come gelatina... Ou não sabe disto, ou então não sei.
    kiss na cheek

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vegetarianismo e veganismo são conceitos diferentes. Por outro lado, existem gelatinas vegetais no mercado. Ela se calhar come essas :)

      Eliminar
  2. Ao visitar alguns blogs me deparei com o seu, e quero dar-lhe os parabéns por partilhar o seu saber, gostei por isso deixo aqui um convite:
    Ficaria radiante se visita-se o meu blog, e leia alguma coisa, meu blog é um blog cristão que fala de diversos assuntos.
    É o Peregrino E Servo.
    Desejo muita paz e saúde.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Expressa a tua opinião