quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Inteligência Animal

Os animais possuem inteligência. É um facto. Mas a maioria não quer aceitar algo tão óbvio, então chamam-lhe instinto, criando a separação entre os animais e os humanos. Separação muito pouco sensata já que, de acordo com o dicionário Priberam: inteligência é o "conjunto de todas as faculdades intelectuais (memória, imaginação, juízo, raciocínio, abstração e concepção)" enquanto o instinto é nada mais do que um "impulso espontâneo". Dizer que os animais só agem por instinto é totalmente errado. Todos nós (pessoas e animais) possuimos inteligência e capacidade instintiva.
Comer, beber, dormir, procriar, procurar abrigo, procurar conforto, defenderem-se e protegerem-se não são comportamentos instintivos e também não são comportamentos exclusivos dos animais. São ações que se seguem aos pensamentos. Ir ao McDonald's comprar um Big Tasty não é um pensamento racional, é somente o propósito pelo qual os meios de comunicação e o governo trabalham tão afincadamente.
Quando o assunto é tecnologia e inovação os humanos são brilhantes, mas quando se trata de ser consciente os animais vencem. Simplesmente não compreendo como as pessos podem ser tão inteligentes numas coisas e tão estúpidas e imaturas noutras.

Quem não tiver ficado convencido dou-lhe a oportunidade de comentar no espaço abaixo sobre estes vídeos de altruísmo e inteligência (duas coisas que escassam no ser humano): coelho alerta família de incêndio, leão e os seus amigos humanos, alce salva marmota de morrer afogada e cão tenta reanimar peixe.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Expressa a tua opinião