terça-feira, 12 de agosto de 2014

Comer carne não é uma escolha!

O que muita gente gosta de me dizer como defesa para o seu consumo de cadáveres é: "a escolha é minha, somos todos diferentes".
Então acham que as violações acontecem porque as vítimas escolhem? As pessoas nas Torres Gémeas escolheram levar com um avião em cima? As prostitutas pediram ao Jack "O estripador" para serem esquartejadas? Óbvio que todos concordam que não. Então, onde está a escolha?
Privar animais das suas vidas; roubar-lhes as famílias; fechá-los em caixas de ferro frias e apertadas; obrigar uns a comer para engordar e deixar outros a morrer à fome; castrarem-nos sem anestesia...
Quando a escolha põe em risco outras vidas não é escolha, é crime. Quando somos o opressor tudo parece muito inocente; é muito simples pagar para matar. Nós não exploramos os animais porque precisamos, nós fazêmo-lo porque podemos!
Por isso, nunca peçam que me cale, nunca pensem que tolero e muito menos esperem que aceite quando dizem que comer animais é uma escolha. Eles não se voluntariam para acabar no prato.

5 comentários:

  1. Concordo que a indústria da carne esteja errada (bastante), porém, é sim uma escolha a pessoa pegar e ignorar o que se passa nesta indústria. E, tal como tu escolheste ser vegan, muita gente escolheu manter-se omnívoro. Para outros, comer carne pode fazer a diferença entre ser anémico, ou manter-se mais saudável (e tal como o não-comer carne é uma opção, o não-tomar comprimidos e outras coisas também o é; e como é sabido, o ferro é melhor absorvido através da carne, sem contar com as diferenças nos sistemas de cada um).
    Embora concorde contigo em relação à industrialização das carnes, discordo com a forma como o transmites, retirando razão a ti mesma, uma vez que crias uma separação entre consumidores de carne e não-consumidores de carne, e fazes o que muita gente "omnívora" faz, gozar, tentar mandar o outro abaixo e achar-se melhor que "aquele que não faz como eu". Afinal de contas, nós somos animais como todos os outros, e temos o sistema de um animal omnívoro, o que faz com que seja natural e até mesmo instintivo o consumo de carne; o momento em que decidimos deixar de a consumir, é quando a razão e o pensamento entram em jogo.
    Já agora, este comentário foi feito após a leitura de diversos dos teus "posts" neste blog, e não só a este; daí o porquê de generalizar um bocado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nosso corpo é 100% herbívoro e não temos qualquer instinto carnívoro. Só comemos carne porque nos obrigaram desde pequenos. Podes ler o post "O ser humano é herbívoro" e compreenderás.
      Relativamente ao ferro. Alimentos com vitamina C facilitam a absorção de ferro. E, todos podem sofrer de anemia. Eu mesma quando comia carne tive esse problema. Trata-se de identificar o que está mal na alimentação. Os vegans, tal como os comedores de carne, não comem todos a mesma coisa. Há alimentos que nos prejudicam e outros que nos fazem muito bem. Isso é trabalho que compete a cada um.
      O meu único objetivo neste blogue é, precisamente, lutar pela igualdade. Igualdade envolve todos nós (pessoas e animais). A minha tarefa aqui é educar. Eu já pensei como tu, já defendi o que defendes. Percebo a tua indignação quando alguém resolve dizer que a maior parte do planeta come o que não deve. Também achava que era uma escolha. Mas, durante uns anos parei para pensar, para pesquisar...e percebi que andava a ser enganada. Percebi que, só porque a maioria o faz, não significa que está correto.

      Eliminar
    2. Não costumo entrar em discussões descabidas sinceramente mas desta vez, e dado que vieste ao meu blog simplesmente fazer publicidade, vou ter de me pronunciar. E só quero dizer dois factos.

      Primeiro: As opiniões não se impõe, pode dar-se argumentos mas cada um tem direito à sua opinião e tentar impor a sua é dos atos mais insensatos que algum humano pode ter.
      Eu não gosto de cor de rosa nem da música pop da rádio, no entanto, se tu gostares, não te vou insultar por isso.

      Segundo: Os restantes animais (para além dos humanos) não comem também outros animais que estão abaixo na cadeia alimentar? Também devemos privá-los disso? Eu acho que o meu cão não se daria bem sendo vegan e o mais provável era morrer à fome.

      Só tenho isto para dizer. Não estou a tentar entrar em conflitos porque eu respeito a escolha dos vegan e tenho gente na família com escolhas alimentares diferentes das minhas e sempre respeitei, tal como sempre me respeitaram a mim. Só queria dar a minha opinião, já que vim cá ter a partir de publicidade, e dizer que se queres sensibilizar alguém para esta temática não acho que o estejas a fazer da forma correta, acabas por descridibilizar a tua própria ideia.

      Eliminar
    3. Primeiro: O assunto tratado neste blogue não sao gostos musicais, mas sim vidas. Gostas de matar animais? Dúvido.
      Segundo: Não disse em lugar algum que deveriam dar comida vegana aos vossos animais de estimação. E nós, ao contrário do que se pensa, não estamos no topo da cadeia alimentar. Se leres o post "o ser humano é herbívoro" talvez percebas porquê.
      Terceiro: Publicidade muitos blogues fazem e com certeza absoluta já fizeram no teu blogue, no dos outros e também no meu. No entanto, isso deixou-te um pouco incomodada porque aqui não falo de assuntos que te interessem. Não falo de moda, maquilhagem, nem do que fiz ontem quando acordei... Só faço publicidade porque é um blogue recente. No meu outro blogue, em que falo de outros assuntos, não me dou ao trabalho de divulgar por já ter uns anitos e um número consíderável de seguidores.

      Eliminar
    4. Parabéns pelo blog.
      Aproveito neste post para fazer uma distinção importante que muitos de nós (Vegan e não-Vegan) ainda não sabemos fazer...

      Herbivoros, Omnivoros, Carnivoros:
      Conceitos de base fisiológica (caracteristica natural), identificando o regime alimentar natural de uma espécie.

      Veganismo:
      Conceito de base ideológica (conjunto de valores), identificando uma filosofia de vida intolerante com a violência e espécismo.

      O contrário de Veganismo, não é omnivorismo, ou carnivorismo...

      O contrário de Veganismo, é Carnismo.

      Carnismo: Conceito de base ideológica (conjunto de valores), identificando uma filosofia de vida tolerante com a violência e espécismo.

      Portanto, ser Vegan não é ser-se herbivoro, omnivoro, ou carnivoro.
      Isso é irrelevante para o veganismo.

      Ser Vegan é fazer-se uma escolha ideológica consciente, ética e moral, de optar por adoptar o principio da não-violência.

      Ser Vegan é escolher a Compaixão e o Amor, sobre a vida dos animais.

      Ser Vegan é escolher a Vida dos animais, sobre o prazer pessoal do paladar.

      Ser vegano (ideologia) não é o contrário de ser carnivoro (fisiologia), mas sim o contrário de ser carnista (ideologia).

      Cumprimentos ao blog e aos seus participantes.

      Eliminar

Expressa a tua opinião