quinta-feira, 31 de julho de 2014

Não podem ficar sem leite para os cereais...

Para obter a carne é necessário matar os animais, todos sabemos disso. Mas, e para obter o leite? 
Nos anúncios que vemos na televisão, as vaquinhas e as cabrinhas estão sempre muito felizes a dar-nos o seu leite. No entanto, na publicidade do McDonalds também vemos animais a sorrir, como se o que eles mais desejassem era acabar no meio do pão.
Vamos então esclarecer uma coisa aqui: não existem vacas que dão leite durante toda a vida. As vacas, tal como nós, só produzem leite quando engravidam. Elas não são nenhuma espécie de mamífero especial que existe só para nos servir. A verdade é que, para obter o leite, as vaquinhas são forçadas a engravidar repetidamente através da inseminação artificial. Assim que têm os filhos, estes são retirados porque o normal é irem logo beber o leite da mãe. Mas claro, vocês não podem ficar sem leite para os cereais... E não pensem que não lhes custa! Sempre que separam um bezerro da sua progenitora, esta grita e sofre como qualquer mãe. Ver vídeo aqui. (VEJAM MESMO! Não há conteúdo violento, apenas o filho a ser separado da mãe...)
Mas vocês só bebem leite por causa do cálcio não é? Talvez por beberem tanto leite é que as vossas avós não têm osteoporose e tomam tantos medicamentos... (espero que se tenham apercebido da ironia aqui). O cálcio não existe só no leite. O tofu tem mais cálcio que o leite e não tem tanta gordura. Os bróculos, o espinafre, o grão, a salsa e as amêndoas são apenas exemplos de alimentos do qual podem extrair o cálcio sem magoar ninguém no processo. Bebam leite de soja, de arroz, de amêndoa... Atrevam-se a provar coisas novas. É caro? Não bebam ou comprem as marcas brancas. Por alguma razão as nossas mães não dão leite eternamente; o leite é-nos dado somente nos nossos primeiros meses de vida para ajudar no processo de crescimento. Depois disso já não é essencial. Pesquisem, procurem alternativas!

Por favor, ponham-se no lugar da vítima. Imaginem-se fechadas num lugar apertado; máquinas a serem postas no vosso interior, contra a vossa vontade; a verem os vossos filhos durante meros segundos; o leite que era para a vossa criança a ser retirado e o ciclo sempre a repetir-se... 
Sempre que compram leite, iogurte e queijo estão literalmente a pagar para que toda essa crueldade continue.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Li os teus posts e concordo com tudo o que dizes sinceramente. E acredita, tento ter o menor impacto possivel em tudo o que referiste

    ResponderEliminar

Expressa a tua opinião